tag:blogger.com,1999:blog-8755227062155567960.post2954800175293036772..comments2012-02-06T13:43:18.396-02:00Comments on Comunicação e Interação: Interações Mútua e ReativaFátima Francohttp://www.blogger.com/profile/00127571318860929922noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-8755227062155567960.post-9897012981520956532008-05-30T12:58:00.000-03:002008-05-30T12:58:00.000-03:00Esqueci de assinar a postagem anterior.HelenEsqueci de assinar a postagem anterior.<BR/><BR/>HelenThe Luxury of a gravehttps://www.blogger.com/profile/06078084259087090600noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8755227062155567960.post-13739219605033213332008-05-27T22:19:00.000-03:002008-05-27T22:19:00.000-03:00Nossa, visitei o site do BBC e quanta coisa legal!...Nossa, visitei o site do BBC e quanta coisa legal! Quizzes, testes de inglês... As ferramentas que possibilitam a interação reativa no ensino/aprendizagem de lìnguas já têm o seu lugar. Como eu disse eu meu resumo, é importante mesclar os dois tipos de interação na sala de aula, pois ambos podem trazer benefícios para a aprendizagem dos alunos.The Luxury of a gravehttps://www.blogger.com/profile/06078084259087090600noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8755227062155567960.post-23054193440584189682008-05-27T17:39:00.000-03:002008-05-27T17:39:00.000-03:00Oi Vanessa,Julieta e todosConcordo plenamente com ...Oi Vanessa,Julieta e todos<BR/><BR/>Concordo plenamente com o fato de que a interação reativa é um tanto produtiva... no caso do site BBC, sugerido por vocês, os links que dão acesso a "News English, business English, Watch & Listen, Grammar & Vocabulary, Communicate, Quizzes, The Flatmates, Talk about English..." nos dão uma boa noção disso. Eles de certa forma reforçam a autonomia do aluno que joelmahttps://www.blogger.com/profile/13010120455380625820noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8755227062155567960.post-8006245345391616752008-05-26T01:38:00.000-03:002008-05-26T01:38:00.000-03:00As enquêtes, por exemplo, são um bom exemplo de si...As enquêtes, por exemplo, são um bom exemplo de sistemas de interação reativa. Elas podem estar em um blog, em um AVA, em uma comunidade do orkut... E podem ser muito úteis. Se estão em língua estrangeira, oferecem input lingüístico ao aluno e podem ser um ponto de partida para a interação mútua, gerando comentários na língua alvo sobre os resultados ou explicações de cada participante sobre a Julieta Sueldo Boedohttps://www.blogger.com/profile/12177515250123130479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8755227062155567960.post-48140670113483474372008-05-26T01:31:00.000-03:002008-05-26T01:31:00.000-03:00Olá Olga! Sim, com certeza os sistemas de interaçã...Olá Olga! Sim, com certeza os sistemas de interação reativa podem oferecer grandes contribuições para o ensino/ aprendizagem de línguas, mas acho que o problema é que somente eles sejam usados, sem dar chances reais de participação ativa e criativa dos alunos. Esse é o problema, tanto na interação mediada por computador, quanto na interação em sala de aula presencial, não podemos reduzir a línguaJulieta Sueldo Boedohttps://www.blogger.com/profile/12177515250123130479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8755227062155567960.post-39090187691883280132008-05-24T01:47:00.000-03:002008-05-24T01:47:00.000-03:00Olá pessoal!Acredito que sites como esses possam c...Olá pessoal!<BR/>Acredito que sites como esses possam contribuir muito sim, no ensino de EFL e ESL, apesar de oferecerem um tipo de interação reativa. Acredito que, como mencionado pelo próprio Alex Primo,(2000), a maioria ou mesmo totalidade das interações homem-máquina ainda se dá de forma reativa, e a interação mútua é ainda apenas um objeto de pesquisa no campo da inteligência artificial:<BR/Vanessa S. Freire de Andradehttps://www.blogger.com/profile/09900207786559024878noreply@blogger.com