22 de maio de 2008

Mensagens instantâneas

O serviço de mensagens instantâneas, também chamadas de chats ou bate-papos, que permite o envio e recebimento de mensagens em tempo real, continua evoluindo desde os primórdios do ICQ e a cada dia encontramos novos recursos. Hoje podemos também bater papo com voz ou até ver com quem estamos falando através de uma webcam, além de criar conferências com vários usuários ao mesmo tempo. O MSN, por exemplo, hoje denominado Windows Live Messenger, já está prestes a lançar a sua nona versão com mais atualizações.
O Skype oferece ainda uma altíssima qualidade para os chats com voz, tanto de computador para computador, quanto de computador para um telefone de qualquer lugar do mundo.
Passei por algumas experiências muito significativas com o uso de conferências com voz pelo Skype, pelas quais acredito que possam servir como um importante complemento para as aulas de língua estrangeira a distância ou em cursos semi-presenciais, com pequenos grupos.

Aqui vão algumas dicas:
- Todos os usuários deverão estar conectados ao mesmo tempo com microfone e caixas de som para participarem da conversa oral, de preferência sempre utilizando a língua alvo.
- Paralelamente, todos podem participar de um bate-papo escrito, que é salvo automaticamente no histórico de cada usuário. Esse bate papo pode servir para consultas e dúvidas, de vocabulário, por exemplo.
- O professor deve definir previamente uma tarefa sobre a qual vai girar a conversa. Nessa tarefa, que pode ser também um webquest, os alunos deverão visitar páginas na internet na língua alvo. Essa tarefa serve para focalizar a atenção dos alunos no tema proposto, provocar uma situação real de comunicação e dinamizar a conversa.
Vamos experimentar? Deixe seus comentários sobre essa experiência!

Observação: Não é aconselhável fazer uma conversa que também inclua o vídeo, pois a velocidade de conexão de internet que temos hoje em dia, pode prejudicar a qualidade do som e a navegação em outros sites, entre outros motivos que não trataremos aqui.

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