10 de maio de 2008

Twitter


O Twitter(microblogs)tem sido uma das ferramentas de comunicação mais discutidas ultimamente. Alguns adoram e não ficam sem usar. Outros odeiam e acham perda de tempo.

Mas, possibilidades interessantes de uso no Twitter são apresentadas neste artigo. O autor discute até mesmo, a possibilidade da ferramenta vir a substituir as listas de discussão.


Daí que, para o uso no ensino de línguas vai ser muito rápido. Então surgiram algumas idéias:
Como o Twitter só permite o uso de 140 caracteres, poderia ser uma estratégia para alunos aprenderem a fazer resumos em LA; estar em contato com o professor fazendo uso de uma língua estrangeira; "seguindo" os colegas e conversando, como forma de uso real de LE,e até mesmo realizar um projeto do tipo Tandem.
Mas, já tem muita gente utilizando o Twitter, como ferramenta de ensino-aprendizagem.
O professor Dave Parry, em dois posts-artigos, demonstra suas conclusões pedagógicas sobre o uso do Twitter. Leia aqui e aqui.
E aqui, você pode conhecer um projeto de ensino de LE.

Leia os artigos-posts, aí acima, e tire suas conclusões.

Se quiser saber mais sobre a ferramenta, visite este blog ,ou o blog oficial do Twitter .
Se quiser se registar e começar a usar, é só ir ao Twitter.

Um comentário:

Julieta Sueldo Boedo disse...

Muito doido esse Twitter! Confesso que a primeira vez que vc postou sobre ele, Fátima,naveguei nos sites do Brasil, mas não consegui captar a idéia, ou seja, não entendi nada! Ainda está caindo a ficha. Vc tem um? Podemos visitar para conhecer a proposta? O único que me dá preguiça de todos esses recursos é que vc precisa se registrar, vamos ter mil e um registros? Acostuma rápido? Eu que estava tão feliz com meu e-mail do terra! :( Parce que vou ter que me cadastrar por outros lares! Ju