9 de abril de 2008

AULAVOX

O Aula Vox é um serviço que oferece salas virtuais para áudio conferências. Muitas delas são pagas, mas existem também eventos gratuitos. Um deles é o do tradutor Danilo Nogueira que dá palestras gratuitas uma vez ao mês, chamadas de "Reunião na sala 7" e qualquer pessoa participar fazendo a sua inscrição. Você pode interagir pelo bate-papo escrito, nem sempre é possível participar com voz pelo microfone. Segundo Danilo Nogueira, existe uma interação com o público sim, mas ela deve ser controlada porque se não "vira uma bagunça" e a palestra não acontece, por isso ele oferece só a participação de chat escrito. É um recurso muito interessante e ainda pouco usado para aula de línguas. Imagino que poderíamos propor uma reunião mensal com os alunos com a proposta de abordar um assunto específico da língua alvo, onde cada um poderia participar de qualquer lugar, mas estaríamos todo juntos no mesmo horário, nos comunicando e interagindo. O que vocês acham?

Porter, em seu livro Creating the Virtual Classroom: Distance Learning with the Internet (1997, p. 168) afirma que a tecnologia da teleconferência permite uma interação real e cria a ilusão de uma sala de aula de verdade, uma vez que o professor e os alunos podem se ver e ouvir. Já sobre as vídeo conferências a distância, na página 169, Porter diz que oferecem a vantagem adicional de que os participantes (alunos e professores) podem também compartilhar textos, informações e mensagens ao mesmo tempo em que assistem à palestra ou reunião, o que permitiria uma maior interação.
Qual é a sua opinião? Serão as palestras virtuais uma boa ferramenta para as aulas de LE?

3 comentários:

Virgínia disse...

Julieta já fiz uma aula gratuita no Aulavox. Achei muito parecido com uma palestra presencial. Enquanto o palestrante falava foi pedido que os participantes não usassem o CHAT, mas alguns usavam e falavam de assuntos não pertinentes ao tema por mais que o "tutor" pedisse. Como conversa paralela em uma palestra presencial.
No fim fizemos perguntas ao palestrante que nos respondeu prontamente mas não houve tempo para interagir com os demais participantes.

Anônimo disse...

Olá Julieta!

Em relação ao Aulavox em particular ele tem um defeito essencial! Só é possível usar o cliente sob Windows!

Usuários de Linux e Mac estão fora!

Por isso, jamais escolheria esta ferramenta!

Eu uso Linux!

Anônimo disse...

Olá Sergio,

Estamos trabalhando para que os usuários de Linux e Macintosh possam utilizar a nossa ferramenta Visualvox que é a base do Aulavox.

Mauricio Roman
(info@visualvox.com)