7 de abril de 2008

E na sala de aula de línguas...


( se você ainda não conhece o Twitter, leia aqui )


A partir destas imagens, pensei em tudo o que ficará obsoleto na escola, com o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e lembrei algumas coisas:

Escrever à mão
Telefonar para o professor
Usar lápis
Usar caneta
Responder questionário
Assistir aulas presenciais
Reunião presencial para trabalho em grupo
Corrigir caderno
Mimeografar exercícios ( argh!)


Ajude a fazer uma lista , aí nos comentários.

6 comentários:

Julieta Sueldo Boedo disse...

Minha contribuição à lista: Sonho com a aposentadoria do quadro negro e do giz que faz espirrar, e do quadro branco que com o tempo fica manchado! Gostaria de ter o e-board ou as minhas aulas de espanhol preparadas em lindas apresentações de power point com links e tudo mais!!!! Apresentações interativas! Mas... e o tempo para prepará-las?

Anônimo disse...

Corrigir provas, que fora de moda não é?
Cada aluno deveria fazer seu teste on line e o resultado sair na hora, direto pro aluno, e a nota ir automaticamente para o seu lindo "boletim"
Boletim? existe isso ainda? (rsrsrsr)

abraços, Veneza

Anônimo disse...

Alguns pontos da lista original eu discordo... escrever à mão nunca se tornará obsoleto!

Agora meus itens para a lista:

- Planejento individual do Professor (planejarão em rede)

- Programas Estáticos das disciplinas

- Organizaçãod as atividades em torno do ensino (serão em torno de projetos de aprendizagem)

Agora, nunca é demais dizer, que com o advento da televisão se dizia que o rádio ficaria obsoleto e ele está aí até hoje!

[]'s

Cida disse...

Oi pessoal do grupo 1, adorei o blog! Muito criativo e cheio de boas informações! Que bom que estamos cursando esse disciplina, não é? Assim, quem sabe, conseguiremos acompanhar a evolução do ensino. A lista aspresentada pelos colegas já é bem abrangente! Tudo isso é muito bacana, a gente só não pode abandonar os contatos físicos, os abraço, os carinhos!

Cida

Julieta Sueldo Boedo disse...

É verdade Cida, não podemos nos esquecer da importância do contato físico! Porém, porém... e no nosso caso que é uma disciplina 100% on-line??? Aí não tem jeito mesmo, não é? Mas juro que adoraria que fizéssemos um encontro presencial de final de semestre para abraçar todo mundo e agradecer pessoalmente tudo que tenho aprendido aqui!!! O que você acha?
Em uma comunidade do orkut da qual eu participo, eles organizam "orkontos" presenciais ao redor do mundo, mas ainda não teve nenhum em BH, por isso não pude participar.

Beijos, Julieta.

Julieta Sueldo Boedo disse...

Olá Sérgio,

Concordo com você que nunca se tornará obsoleto escrever a mão, mas confesso que hoje em dia escrevo muuuuuuuuuuuuuuuito pouco a mão, até a agenda online estou utilizando cada dia mais! Inclusive, um dia desses tive que fazer uma prova de concurso a mão e no início estranhei demias, até tremia a minha mão e muitas pessoas comentaram a mesma coisa.

Sérgio, você lembra que fizemos disciplinas juntos no início da graduação na Fale, lá pelo ano de 2003???

Beijos e até!