10 de maio de 2008

Escrita colaborativa

Nas atividades de ensino-aprendizagem de línguas, que têm como base uma teoria sócio-interacionista, é comum o trabalho em grupo, para que os alunos desenvolvam determinadas tarefas.Apenas transpor o trabalho do ensino presencial para o virtual, pode gerar aquele tipo de situação em que cada um faz uma parte, depois junta tudo e entrega ao professor. Isto não é o que se pode chamar de interação.
Se precisamos criar textos com real interação entre os alunos pode-se trabalhar com a atividade de escrita colaborativa.

Para isto existem diferentes ferramentas que, além da interação,possibilitam ao professor uma melhor forma de avaliar o trabalho da equipe que o produziu, como :

- O Equitext é um programa desenvolvido pela UFRGS, que permite a escrita colaborativa. A participação dos alunos é registrada e é possível fazer observações ao lado do texto do colega.
Há um artigo que explica muito bem como ele funciona e você pode ler neste link. Neste outro texto, pode-se ler sobre o desenvolvimento do pensamento crítico , através da escrita colaborativa. E este é o site do Equitext, onde você pode se registrar e criar uma sala virtual para seus alunos trabalharem.

Outro recurso bastante utilizado é o Google Docs. Utilizando esta ferramenta do Google, você pode criar textos de forma colaborativa, e recursos como as imagens. Além disto, você pode compartilhar apresentações de slides e até planilhas. Depois de tudo pronto é só publicar e o trabalho vai para a Web. É um recurso muito usado por professores, em orientações de trabalhos acadêmicos. Mas, neste exemplo, você pode conhecer um texto desenvolvido por professores/alunos brasileiros e alunos das séries iniciais, de Portugal, trocando informações sobre o Carnaval.O texto foi desenvolvido em 2006, e a ferramenta era o Writely, que ao ser comprada pelo Google, tranformou-se no GoogleDocs.
Faça um tour pelo Google Docs, para conhecer os recursos de interação/cooperação.

Outros recursos:
WriteBoard
SynchroEdit

4 comentários:

Julieta Sueldo Boedo disse...

Chique mesmo e Google Docs! Gostei muito! Agora falta é colocá-lo em prática em um grupo de estudos ou, melhor ainda, com um grupo de alunos bem dispostos!(Falo de alunos de espanhol do meu curso)
Estou aprendendo muito com vc Fátima! Brigadão! Bjs, Julieta

Julieta Sueldo Boedo disse...

Nossa, tantas opções, tantas ferramentas! Qual a melhor? Como escolher a que melhor se adapta ao meu contexto de ensino? aos meus alunos? Confesso que fiquei bem "mareada" (=tonta) com essa overdose de recursos! Glup, glup... Julieta

Julieta Sueldo Boedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valeska disse...

Um texto muito interessante está no livro que nós do grupo 2 resumimos em colocamos os capítulos em nosso portfólio. Se alguém se interessar o capítulo é o primeiro:
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO ETC – EDITOR DE TEXTO COLETIVO (Behar, Patrícia Alejandra et. al., p. 17-28)
da obra BARBOSA, Rommel Melgaço (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005. 184 p.