23 de maio de 2008

Interações Mútua e Reativa


Grandes Parceiras no Ensino de Línguas Estrangeiras


Conscientes das contribuições valiosas dos sistemas interativos mútuos, vale aqui uma questão. E os sistemas reativos? Vamos descartá-los, acreditando que não oferecem possibilidades de aprendizagem?

Para responder esta pergunta visite os sites das emissoras BBC e NBC e faça seus comentários sobre as possíveis contribuições desses ambientes reativos ao aprendizado de Língua Estrangeiras.

6 comentários:

Vanessa S. Freire de Andrade disse...

Olá pessoal!
Acredito que sites como esses possam contribuir muito sim, no ensino de EFL e ESL, apesar de oferecerem um tipo de interação reativa. Acredito que, como mencionado pelo próprio Alex Primo,(2000), a maioria ou mesmo totalidade das interações homem-máquina ainda se dá de forma reativa, e a interação mútua é ainda apenas um objeto de pesquisa no campo da inteligência artificial:

"O computador como interagente ativo e
criativo, com percepções e interpretações verdadeiramente contextualizadas e
inteligentes, ainda é um projeto do campo de pesquisa da inteligência artificial. Mas
ainda parece haver uma grande distância temporal e a necessidade de uma soma muito
grande de esforços até que isso se torne realidade. Por enquanto, o que se estabelece
na relação homem/máquina é uma interação de tipo reativa." (p.12)

Referência:

PRIMO, Alex. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. Revista da Famecos, n. 12, p. 81-92, jun. 2000.

Julieta Sueldo Boedo disse...

Olá Olga! Sim, com certeza os sistemas de interação reativa podem oferecer grandes contribuições para o ensino/ aprendizagem de línguas, mas acho que o problema é que somente eles sejam usados, sem dar chances reais de participação ativa e criativa dos alunos. Esse é o problema, tanto na interação mediada por computador, quanto na interação em sala de aula presencial, não podemos reduzir a língua apenas a uma comunicação baseada na ação e reação, como nas provas de múltipla escolha. Essas provas cumprem um papel sem dúvida, mas não podem ser usadas como o único modelo de exercício...

Julieta Sueldo Boedo disse...

As enquêtes, por exemplo, são um bom exemplo de sistemas de interação reativa. Elas podem estar em um blog, em um AVA, em uma comunidade do orkut... E podem ser muito úteis. Se estão em língua estrangeira, oferecem input lingüístico ao aluno e podem ser um ponto de partida para a interação mútua, gerando comentários na língua alvo sobre os resultados ou explicações de cada participante sobre a resposta escolhida.

joelma disse...

Oi Vanessa,Julieta e todos

Concordo plenamente com o fato de que a interação reativa é um tanto produtiva... no caso do site BBC, sugerido por vocês, os links que dão acesso a "News English, business English, Watch & Listen, Grammar & Vocabulary, Communicate, Quizzes, The Flatmates, Talk about English..." nos dão uma boa noção disso. Eles de certa forma reforçam a autonomia do aluno que tem caminhos apra buscar meios de sanar suas dificuldades e mesmo de escolher suas preferências... Além do mais, os meios de interação "mútua" são recheados de recursos de interação "reativa"... os próprios blogs, chats por mais interativos que sejam possuem links que nos direcionam a conteúdos de informação estática...

Abraços e parabéns pela condução do seminário!

joelma

The Luxury of a grave disse...

Nossa, visitei o site do BBC e quanta coisa legal! Quizzes, testes de inglês... As ferramentas que possibilitam a interação reativa no ensino/aprendizagem de lìnguas já têm o seu lugar. Como eu disse eu meu resumo, é importante mesclar os dois tipos de interação na sala de aula, pois ambos podem trazer benefícios para a aprendizagem dos alunos.

The Luxury of a grave disse...

Esqueci de assinar a postagem anterior.

Helen